Skip to content

Cursos Pré-Congresso

Os cursos Pré-congresso decorrerão no Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova, no dia 18 de Maio de 2018.
Curso de Alergologia

Tema: Asma Alérgica, com doseamento in situ do FeNO - Fração exalada de Óxido Nítrico

A medição da concentração fracionada de óxido nítrico (NO) na expiração (FeNO) é uma técnica quantitativa, não invasiva, simples e segura de medição da inflamação das vias aéreas, o uso deste elemento como biomarcador permite complementar a avaliação clínica na asma dentro de um laboratório de fisiopatologia respiratória.

Horário: 10-13h
Formador: Nuno Franco (Thermofisher)
Nº de vagas: 25
Custo: 5 euros

Curso de Hemodinâmica

Tema: IVUS - IntraVascular Ultra-Sound

A ultrassonografia intra-vascular ou IVUS (IntraVascular Ultra-Sound) é uma técnica que permite complementar as imagens angiográficas, no caso específico das artérias coronárias, dando informação importante sobre as camadas das artérias e também sobre as possíveis alterações existentes. Permite a avaliação diagnóstica e intervenção coronária percutânea através da identificação trombos endoluminais, placas ateroscleróticas, disseções, entre outros.

Horário: 10-13h
Formador: Frederico Almeida (Philips)
Nº de vagas: 25
Custo: 5 euros

Curso de Eletroencefalografia

Tema: Monitorização Contínua de Eletroencefalografia nos Cuidados Intensivos

A monitorização de eletroencefalografia (EEG) contínua nas unidades de cuidados intensivos é uma técnica não invasiva que permite a monitorização prolongada da função cerebral de doentes em estado crítico, com o objetivo de detetar precocemente alterações da mesma. Estes doentes, particularmente os que apresentam afeções do foro neurológico, têm uma elevada probabilidade de desenvolver alterações secundárias a nível cerebral, como por exemplo crises epiléticas, que estão associadas a um aumento da morbilidade e mortalidade, pelo que a sua deteção e tratamento atempado é imperativa.

Horário: 14h – 17h
Formador: Sofia Marques (CHSJ)
Nº de vagas: 25
Custo: 5 euros

 

Curso de Doppler Vascular

Tema: Técnica de Pressão Segmentar dos Membros Inferiores 

Técnica não invasiva atualmente facilitada por sistemas automatizados que permite uma avaliação mais completa da doença arterial dos membros inferiores, sendo realizada através da aplicação de braçadeiras colocadas em vários níveis da extremidade inferior e um aparelho de Doppler.

Horário: 14h – 17h
Formador: Sónia Mateus (HESE/ IPCB - ESALD)
Nº de vagas: 20
Custo: 5 euros