Normas gerais para submissão de resumos de trabalhos científicos

1. Temas

Poderão ser submetidos resumos de trabalhos científicos em português ou inglês associados às temáticas de Fisiologia Clínica.

1. Submissão de resumos de trabalhos científicos

A submissão de resumos pode ser realizada por profissionais/ investigadores ou grupos de profissionais/ investigadores que podem incluir alunos e alunos finalistas do curso de Fisiologia Clínica, sendo que, pelo menos, o elemento do grupo que apresenta o trabalho deverá estar inscrito como participante no congresso. A submissão de trabalhos científicos será feita online seguindo as regras de formatação definidas no ponto 5.

1. Data a ter em consideração
  • Data limite para submissão: 09/05/2018    *nova data
  • Data limite para comunicação sobre a aceitação dos resumos: 14/05/2018 *nova data
  1. Processo de seleção dos resumos pela Comissão Científica

Todos os resumos enviados serão revistos pela comissão científica que após avaliação emitirá 2 tipos de resposta-padrão:

• (A) Trabalho aceite;
  • (B) Trabalho não aceite.

A resposta de tipo A (aceite) será atribuída a Trabalhos que a Comissão Científica considere como ajustados para apresentação no Congresso. A resposta de tipo B (não aceite) será atribuída a Trabalhos que a Comissão Científica considere como desajustados para apresentação no Congresso, por inadequação de tema, por não cumprirem as regras de formatação definidas ou por não possuírem os padrões mínimos de qualidade e rigor científico.
Os participantes serão notificados da decisão tomada pela comissão cientifica.

1. Formato de Resumo a Submeter

O resumo deve ter um máximo de 2200 caracteres, tipo de letra Calibri, tamanho 12, 1,15 entre as linhas, justificado, sem parágrafos e sem referências bibliográficas. Deve ser constituído por: Título, Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados e Conclusão. Devem ainda existir 3 a 5 palavras-chave e os nomes dos autores devem ser indicados com as respetivas afiliações, destacando o autor responsável pela apresentação a negrito.

Tipos de trabalhos a apresentar:

Comunicação Livre sob a forma de Poster: Os Posters estarão expostos durante todo o congresso. A sua apresentação terá lugar durante o congresso e não deverá exceder 5 minutos. Formato vertical com medidas de 80x100cm (largura x altura).

1. Outras informações:
  • Todos os resumos apresentados serão submetidos a apreciação anónima por revisores científicos (referees), pelo que não poderão conter no seu conteúdo referências que permitam identificar os doentes, os autores nem o serviço/hospital de origem.
  • Os resumos só poderão apresentar material original, não publicado ou apresentado previamente à realização do Congresso.
  • Juntamente com a submissão do resumo os autores deverão assinar uma declaração de compromisso sobre a originalidade do trabalho.
  • Em local próprio deverá ser identificado o autor que fará a apresentação da comunicação oral.
  • Toda a comunicação com os autores é realizada por via eletrónica (e-mail), pelo que o endereço de e-mail do autor responsável pela apresentação, deverá ser comunicado obrigatoriamente (qualquer incorreção na ortografia do mesmo será da responsabilidade dos autores).
  • O autor que fará a apresentação deverá estar inscrito no Congresso à data de avaliação do resumo pelos revisores científicos.
  1. Requisitos legais

Com a submissão dos resumos os autores assumirão total responsabilidade por qualquer irregularidade legal, ética ou técnica relacionada com o(s) resumo(s) submetido(s) e dão automaticamente permissão para a sua publicação, caso seja aceite, no livro de resumos no I congresso nacional de Fisiologia Clínica.

Faça a submissão aqui