Skip to content

André Viamonte

Trabalhou durante a sua tese de Mestrado no Projecto Alkantara no Casal Ventoso, com populações idosas em diversas áreas de reabilitação. Após a sua tese percebeu a importância da Criatividade na Música como forma de expressão.O André ViaMonte é compositor, cantor e musicoterapeuta pelo Mestrado da Universidade Lusíada em Lisboa. O seu contacto com as problemáticas sociais, ligadas à violência ao abuso e a outras áreas ligadas ao ramo da saúde levaram a uma consciencialização quanto artista, compositor deram-lhe a certeza da criação de um álbum diferente ligado a histórias e processos reais com quem trabalhou.

Em 2014 iniciou a sua obra musical com temas que estiveram ligadas a processos de reabilitação e da aplicação da musicoterapia. O álbum VIA quer no álbum quer em concerto passam a ter uma intervenção não só como entretenimento mas também como música com a missão de: “(…) sentir e com o objectivo de mobilidade emocional levando a música a uma via de união pelo sentimento baseada na empatia gerando sentimentos de pertença, respeito e tolerância.”

O primeiro single Heartland conseguiu um maior destaque acabando por integrar uma telenovela da TVI - A IMPOSTORA onde foi um dos temas mais acarinhados pelo público.

To MyselfTown foi considerado pelo público o segundo melhor tema feito em Portugal pela MMP'16, um tema cujo videoclip tem sido transmitido regularmente pela RTP Internacional.

O tema TimeDust acabou por ser também um dos temas mais emblemáticos do álbum (reconhecido e seleccionado pela Balcony TV, New York como um dos temas mais interessantes de 2015, ficando no TOP mundial por várias semanas).

Um trabalho diferente não só pela sua concepção, onde a reabilitação | cura é vista como uma fonte de inspiração, bem como pelo resultado da música em si.